Agência da Previdência Social Jequié/BA volta para antigo endereço

10/08/2023

A Agência da Previdência Social em Jequié, na Bahia, voltou a funcionar no antigo endereço, na Rua Edvaldo A. Teixeira, s/n, após conclusão de reforma para recuperar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no final do ano passado. A unidade foi completamente inundada. Enquanto passava por obras de recuperação, o atendimento foi transferido para um endereço provisório. Retomando as atividades, a agência Jequié oferece instalações mais modernas e confortáveis para recepcionar a população que busca o atendimento previdenciário.

O gerente da unidade, Christian Brito, conta que na ocasião da enchente, as águas chegaram a mais de dois metros de altura nas instalações do INSS e em estabelecimentos comerciais próximos. “Felizmente não houve vítimas, apesar dos prejuízos. Assim, todos tocaram a vida em busca de reconstrução”, enfatiza.

Com população estimada em mais de 155 mil habitantes, o município de Jequié está situado a aproximadamente 365 quilômetros da capital baiana e tem o nome derivado do tupi “jequi” (cesto afunilado utilizado como armadilha na pesca).

A Agência da Previdência Social Jequié é vinculada à gerência-executiva em Feira de Santana e atende, em média, 1,4 mil pessoas mensalmente. Além de Jequié, a unidade também é responsável pela prestação de serviços previdenciários à população de municípios do entorno, como Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Aiquara, Itaquara, Itagi, Jitaúna, Santa Inês e Cravolândia.

Além das unidades físicas, o INSS mantém canais remotos de atendimento, nos quais é possível requerer benefícios e serviços, além de acompanhar o andamento das solicitações. O “Meu INSS” pode ser acessado pela internet, em plataforma web ou aplicativos para dispositivos móveis. Para quem prefere o telefone, a alternativa é a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

INSS

Texto: Conceição Menezes/Secom Bahia
Edição: Martha Imenes/Ascom