Abertura das comportas deixa Povoado da Barragem de Pedras em clima festivo. Clique e saiba mais.

24/11/2020

Por Kelly Teixeira.

As manifestações de alegria ecoaram nas ruas do povoado da Barragem da Pedra. A euforia tomou conta do pequeno vilarejo na manhã dessa segunda – feira (23). O motivo? A abertura das comportas da barragem para manutenção de volume vazio. Os moradores, em clima festivo e alegre desceram para as margens do rio para contemplar a vazão.

A moradora Edésia Ávila de 78 anos, mudou –se para o povoado há 5 décadas, quando seu esposo veio trabalhar no reservatório Pedra. Ela que é uma das matriarcas da educação no lugar, fala das diversas vezes que presenciou esse momento e do quanto movimenta a comunidade.

O senhor Antônio Novaes (52), morador da barragem, e pescador, destacou que: “Com a abertura das comportas a pesca é influenciada positivamente. Há uma migração grande dos peixes de outras barragens, e, quando a água fica tranquila, há um aumento no cardume que beneficia a vida dos pescadores.

Entretanto, ele como conhece o rio há anos, fala sobre a parte negativa da vazão. “Embora tenha seus pontos positivos, a abertura prejudica muito a fauna e a flora ribeirinha pela erosão que a força da água causa.

“Para alguns pode até ser um momento comum, mas pra gente que nunca presenciou é lindo e emocionante!” Destaca a moradora recém chegada ao povoado Alessandra Rodrigues.

Seja criança ou idoso, a defluência é um momento que encanta a todos que por aqui se dedicam a apreciar o momento.

ORIENTAÇÕES

De acordo a Chesf – a programação de defluência para o reservatório Pedra é que dure até o dia 25 (quarta- feira) e a orientação é que seja evitada a ocupação nas planícies de inundação. O órgão ainda ressalta, que no momento o quadro hidrológico não caracteriza a formação de cheias.

 

Fonte: Jequié News