A Otorrinolaringologista, Dra. Tâmara Ferraro, fala de como cuidar da saúde neste tempo frio.

12/06/2017

JN: Nessa época fria do ano é comum muitas pessoas griparem ou terem crises de inflamações na garganta. Por quê?

Dra. Tâmara Ferraro: Além do clima frio, que favorece as crises alérgicas, as pessoas tendem a manter os ambientes mais fechados, como portas e janelas de casa, janelas de ônibus, o que aumenta o risco de infecção e disseminação dos vírus causadores de doenças respiratórias. A aglomeração de pessoas também aumenta o risco de transmissão da gripe.

 

JN: O que fazer para evitar esses desconfortos?

Dra. Tâmara Ferraro: Receber a vacina contra a gripe anualmente para as faixas etárias indicadas, preferir lugares abertos e ventilados, evitar locais fechados e sem ventilação, realizar lavagem nasal com soro fisiológico, e se agasalhar bem.

 

JN: Sobre mitos e verdades: beber algo gelado quando se está gripado ou com inflamação na garganta faz mal ou é apenas um mito?

Dra. Tâmara Ferraro: Os alimentos gelados podem sim agravar estas doenças. Quando a região da garganta está irritada, os vasos sanguíneos sofrem dilatação, ou seja, incham, uma reação natural do organismo para curar a doença. A partir do momento que ingerimos sorvete ou bebidas geladas a temperatura da região diminui, causando vasoconstrição, chegando menos sangue ao local, dificultando esse processo natural de cura e agravando a dor.

 

JN: As hastes flexíveis (conhecidos pela marca “Cotonetes”) é realmente um perigo para os ouvidos?

Dra. Tâmara Ferraro: Sim. A cera do ouvido existe para proteção e limpeza do canal auditivo externo. Esse canal termina na membrana tímpano, que separa o ouvido externo do ouvido médio. Ao usar cotonete a pessoa está empurrando a cera para dentro do ouvido, junto com fungos e bactérias, e pode causar a sensação de ouvido tapado e perda auditiva. Nesse caso, necessitará que o Otorrino faça a remoção dessa cera acumulada. A limpeza dos ouvidos deve ser feita apenas externamente com uma toalha.

 

JN: Nesta época festiva do ano, a qual geralmente se juntam diversos componentes para os foliões juninos: frio, bebida alcoólica, noite perdida etc. O que fazer na manhã seguinte para cuidar da garganta e a coriza?

Dra. Tâmara Ferraro: Inicialmente, não abusar do corpo e da saúde. Não perder noites de sono, repousar adequadamente, beber muita água para se hidratar, não abusar de bebida alcoólica e muito gelada, e evitar ambientes com grandes aglomerações. No caso dos pacientes alérgicos, usar os medicamentos corretos de controle da alergia para evitar desencadear as crises.