Saiba quais são as propostas econômicas dos candidatos ao governo da Bahia

17/10/2022

ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT) disputam o governo do estado da Bahia no segundo turno.

Para entender as principais propostas econômicas que os dois candidatos apresentam em seu plano de governo, a CNN consultou as equipes econômicas das duas campanhas.

O investimento em energia limpa e renovável, geração de emprego e inovação, o fortalecimento da produção agropecuária e o apoio à agricultura familiar são alguns dos pontos em comum citados pelas propostas.

Aqui está um resumo do planejamento de governo dos candidatos ao governo da Bahia.

Propostas econômicas do plano de governo do candidato Jerônimo Rodrigues

1) Combate à pobreza e a desigualdade: Para gerar emprego e renda o plano visa aumentar a oferta de crédito para famílias, empreendedores e empresários, além de ampliar as políticas de financiamento e de apoio à produção de alimentos aos pequenos agricultores e à agricultura orgânica.

2) Garantir o Desenvolvimento: Buscar indústrias para fortalecimento da produção agropecuária e de outros segmentos importantes da economia. Priorizar a expansão e modernização da infraestrutura logística e o barateamento da energia indispensável à indústria.

3) Investimento em energia limpa: Apoiar setores que contribuem para a preservação socioambiental e adequação aos novos parâmetros produtivos internacionais, com racionalização do uso da água e investimentos em energia limpa com descarbonização e hidrogênio verde.

4) Revitalizar o CIA (Centro Industrial de Aratu): com base na dinamização dos portos e terminais de Aratu, o plano prevê a revitalização da ligação ferroviária Camaçari-Aratu e na solução dos problemas de natureza fundiária e imobiliária que afetam a oferta de terrenos neste distrito industrial.

5) Programas de apoio à indústria e à economia solidária: Investir na integração do trabalho de secretarias-chave, universidades e escolas técnicas, em torno de programas de apoio à pequena indústria, à agroindústria familiar e à economia solidária, com base em uma estratégia de desenvolvimento local focada na transferência de tecnologias de produção e de comercialização.

Propostas econômicas do plano de governo do candidato ACM Neto

1) Apoiar a base da pirâmide econômica: investir em medidas para o desenvolvimento da agricultura familiar e das micro e pequenas empresas, como crédito, assistência técnica, condomínios agrícolas e empresariais, capacitação, serviços on-line e apoio à comercialização.

2) Criar condições para a Inovação: o plano visa criar dentro das possibilidades do Poder Público as condições de sucesso para novos empreendimentos, apoiado em três pilares: a) desenvolver novos talentos, b) valorizar empreendedores experientes, c) facilitar a abertura e o fechamento de negócios.

3) Estado líder em energias renováveis: investir na geração de energia eólica e solar aliada à produção de hidrogênio verde, a fim de constituir a base para uma economia limpa e descarbonizada. Por meio das energias renováveis desejam promover uma política de atração de novas indústrias e absorver localmente o consumo do excedente de energia.

4) Valorização do perfil agropecuário das regiões: contando com os biomas Mata Atlântica, Semiárido e Cerrado, a Bahia apresenta um cenário diversificado, que requer soluções em várias frentes: ampliar a produção de grãos e algodão; livrar da febre aftosa a pecuária e apostar no desenvolvimento da agroindústria e da agricultura irrigada.

5) Fortalecimento da Infraestrutura: romper o isolamento ferroviário da Região Metropolitana de Salvador, da Baía de Todos os Santos e de seus portos; assegurar o resgate da antiga malha ferroviária baiana, a cargo da FCA, assegurar a implantação da FIOL e buscar sua integração com a FICO, além de articular com o governo federal a reabilitação da Hidrovia do São Francisco.

CNN Brasil