TRE-BA celebra acordo para biometrizar 95 mil eleitores na região de Jequié.

17/07/2017

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) assinou, nessa quinta-feira (13/7), um termo de parceria e cooperação técnica com as prefeituras municipais de Jequié, Manoel Vitorino, Apuarema e Lafaiete Coutinho. O termo prevê a colaboração das prefeituras com o trabalho de recadastramento biométrico. Atualmente, pouco mais de 95 mil eleitores podem ter seus títulos cancelados, caso não realizem o procedimento até o dia 31 de janeiro de 2018.

Segundo o presidente do TRE baiano, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a preocupação maior é com os cidadãos que dependem do Bolsa Família. “O cancelamento do título implica em várias penalidades e uma delas é a suspensão de benefícios pagos pelo Governo Federal. Por isso, venho clamar o apoio de vocês, prefeitos, vereadores, secretários, para informar aos eleitores para que compareçam ao cartório eleitoral e realizem o procedimento o quanto antes”, disse.

Somados, os quatro municípios possuem 131.931 eleitores. Desses, apenas 36.833 estão cadastrados biometricamente. O objetivo das 22ª e 23ª zonas eleitorais, responsáveis pelos quatro municípios, é biometrizar os 95.098 restantes.

Para auxiliar a Justiça Eleitoral a atingir o objetivo de biometrizar todo o eleitorado dos municípios, as prefeituras se comprometeram a ceder servidores, equipamentos e espaço para instalação de postos avançados para atendimento.

Presenças

Participaram das solenidades Sérgio da Gameleira, prefeito de Jequié; José Freitas, prefeito de Lafaiete Coutinho; Raival Oliveira prefeito de Apuarema; Heleno Vilar, prefeito de Manoel Vitorino; Admilson Careca, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Jequié; Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro do TJ-BA; Carlos Alberto Fiusa de Castro Filho, juiz eleitoral (23ª ZE); Juliana Rocha Sampaio e Maurício Foltz Cavalcante, promotores eleitorais em Jequié; Gláucio Silva Chaves, procurador-geral de Jequié; Augusto César Almeida, presidente da OAB subseção Jequié.

Matéria: Tainara Figueiredo

Twitter: @trebahia
Facebook: www.facebook.com/trebahia
YouTube (TV TRE-BA)www.youtube.com/tvtreba
Instagram: www.instagram.com/trebahia