Sindicato dos Bancários adere à campanha em combate ao câncer de mama.

03/10/2017

Reforçando a importância da prevenção no combate ao câncer de mama, o Sindicato dos Bancários de Jequié e Região apoia a campanha Outubro Rosa. O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no combate ao câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

“Nosso Sindicato tem uma história voltada para as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e esta é também uma luta muito importante. Apoiamos e convocamos bancários e bancárias a apoiarem esta causa. Orientamos todas as bancárias para que façam os exames e incentivem suas mães, irmãs, bem como as amigas, a se conscientizarem de que o autoexame é necessário para evitar um mal maior. Não só agora em outubro, mas durante todo ano é preciso estar atenta a mudanças nos seios e na saúde em geral. Vamos lutar juntos pela conscientização. Só a luta te garante!”, disse Marcel Cardim, presidente do Sindicato.

O câncer de mama é uma doença grave e a segunda causa de morte entre mulheres, fazendo mais de 13 mil vítimas somente no ano de 2011, de acordo com Ministério da Saúde. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil é o tratamento e a recuperação. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama e a mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar a doença quando o nódulo ainda está no estágio inicial.

A diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Edymari Fernandes, destacou a importância de bancárias e bancários estarem sempre atentos à prevenção. “As bancárias devem realizar acompanhamento médico periodicamente para assegurar que qualquer nódulo seja detectado precocemente. Da mesma forma, bancários devem alertar suas companheiras sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. Os planos de saúde são uma conquista de nossa categoria e devemos utilizá-los para termos mais qualidade de vida”, afirmou.

Tiago Henrique

Jornalista - DRT/BA 3830
Assessoria de Imprensa
Sindicato dos Bancários de Jequié e Região