Professores da Rede Municipal de ensino de Jequié aprovam greve por tempo indeterminado a partir do dia 15/08.

10/08/2019

A categoria de professores da Rede Municipal de Ensino aprovou, na manhã de hoje (09) em assembleia, greve por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira, dia 15, às 07 horas. Essa é a resposta dos professores devido à falta de pagamento da Valorização/Regência, retirada indevidamente pelo governo municipal através do Decreto Nº 20.091/2019, publicado na terça-feira, 6 de agosto.

Foi aprovado também pelos professores o Mandado de Segurança Coletivo em nome da APLB Sindicato para buscar anular imediatamente o Decreto por violação do processo legal. A primeira atividade da Greve está agendada para o dia 15/08, às 08horas. Será uma grande Caminhada com concentração na Praça Rui Barbosa, indo até a Prefeitura Municipal e lá encerrar com um ato.

A APLB solicita o engajamento dos professores na mobilização e a compreensão de pais, mães e estudantes neste momento delicado que passa a educação municipal, “queremos que o movimento de greve ganhe a sociedade, precisamos unir forças pois esse decreto afeta o bom funcionamento da educação municipal e causa um problema social entre os seus profissionais. Ao todo, foram afetados com a retirada da Valorização/Regência 520 trabalhadores. Professores desvalorizados, desmotivados e adoecidos não é o que queremos para uma educação pública de qualidade. Vamos ganhar a sociedade com a nossa verdade e coragem, pois esse ato do prefeito consiste em uma política maldosa de redução salarial”, afirmou a diretora da APLB, Caroline Moraes.

Os professores lotaram o auditório da Terceira Visão e se mostraram dispostos a lutar em defesa de direitos já adquiridos. Vale ressaltar que há 21 anos a categoria tem recebido essa gratificação que tem Base Legal no Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Municipal.

APLB Sindicato