Prefeitura de Jequié promove tombamento de mais um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. Clique e saiba mais

03/03/2020

Testemunho físico da história urbana, social, cultural e econômica do município de Jequié, o antigo Mercado Municipal, situado na Praça da Bandeira, no Centro da cidade, com edificação inaugurada em 21 de setembro de 1954, durante a gestão do ex-prefeito Antônio Lomanto Júnior, teve o seu tombamento histórico e arquitetônico efetivado, nesta terça-feira, 3, pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do decreto municipal nº 20.322/2020, subscrito pelo prefeito, Sérgio da Gameleira.

O imóvel, que no ano de 2019 completou 65 anos de existência, passou por uma reforma que buscou preservar, ao máximo, as características originais, reconhecendo o seu alto valor histórico e arquitetônico, apesar de já ter sofrido algumas modificações ao longo do tempo, dada a ausência do tratamento adequado por parte das administrações passadas, dispensado ao patrimônio histórico local.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, o tombamento do antigo Mercadão da Praça da Bandeira garante, portanto, a salvaguarda do bem cultural tangível, com o objetivo de proteger a edificação de possíveis intervenções indevidas que, eventualmente, possam ocorrer no futuro. A iniciativa do órgão encontra base legal na Lei Municipal nº 2.024, sancionada em outubro de 2017, pelo prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, além do Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937. Ainda segundo o secretário, outros bens culturais pertencentes ao patrimônio histórico municipal, a exemplo do antigo Cine Teatro Auditórium, situado na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, também terá decreto de tombamento publicado pelo prefeito, depois de passar pelos necessários reparos estruturais.

O antigo Mercado Municipal da Praça da Bandeira, foi o principal lugar do comércio de cereais, farinha de mandioca, dentre outros produtos alimentícios, abrigando, nos dias atuais, a estrutura de restaurantes, lojas e estabelecimentos comerciais em geral. No curso de sua história, o bem cultural também centralizou, até o ano de 1990, a feira livre de Jequié.

Apesar de uma série de fatores que contribuíram para o desaparecimento de alguns patrimônios históricos do município de Jequié, ao longo dos anos, muitas edificações ainda resistem. Nesse sentido, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, já promoveu os tombamentos do Casarão Histórico Nestor Ribeiro, localizado na Rua Nestor Ribeiro, no Centro da cidade; do Casarão de Urbano Brito Gondim, primeiro intendente do município de Jequié, localizado na Avenida José Moreira Sobrinho, número 212, no bairro Jequiezinho; assim como do mural do artista plástico Lênio Braga, situado no interior do Terminal Rodoviário de Jequié.

Nesse cenário, constata-se que a Prefeitura de Jequié tem trabalhado intensamente para promover os tombamentos históricos e arquitetônicos que são importantes para manter viva a memória local. Até o final deste ano, a Secretaria de Cultura e Turismo pretende deixar alguns bens culturais, materiais e imateriais, devidamente protegidos. Entre os bens culturais a serem reconhecidos como patrimônio imaterial de Jequié, a Secretaria, com a colaboração das pesquisas realizadas pela professora Maria Helena Veloso Sampaio Souza, estuda promover o registro especial da Festa de Santo Antônio, padroeiro do município de Jequié, cuja manifestação é celebrada há cerca de 120 anos.

 

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação