Policlínica Regional de Jequié será inaugurada nesta sexta-feira (22).

19/12/2017

A Policlínica Regional de Jequié, localizada na Rua Otávio Mangabeira, no bairro de Mandacaru, será inaugurada nesta sexta-feira (22), às 16h, pelo governador Rui Costa. A nova unidade de saúde vai atender aos moradores de 28 municípios que integram o consórcio responsável pela sua gestão, oferecendo diferentes especialidades médicas e exames de alta complexidade. O investimento do Governo do Estado para construí-la e equipá-la foi superior a R$ 20 milhões, segundo informação oficial.

Para ter acesso aos serviços prestados pela policlínica, o paciente terá que passar por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na sua cidade ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Nesses locais, será identificada a necessidade de o paciente realizar uma consulta com especialista, exames como tomografia ou raio-X, ou procedimentos de média complexidade, como biópsia, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, por exemplo. A partir da indicação médica, a Secretaria de Saúde do município agenda o atendimento na Policlínica Regional de Jequié.

As policlínicas fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, iniciativa do Governo da Bahia para levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros em busca desses serviços. As obras e os equipamentos foram custeados com recursos financeiros do governo estadual e o custeio mensal será de 40% para o Estado e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados. Estão em funcionamento as policlínicas regionais do Extremo Sul (Teixeira de Freitas) e do Alto Sertão (Guanambi), além dos Hospitais Regionais da Chapada (Seabra) e da Costa do Grande (Ilhéus).

A Tarde