Péricles Maia é Top 9 em Ultra Corrida de Montanha na Chapada Diamantina.

09/11/2017

O último desafio da temporada 2017 para o atleta Péricles Maia foi realmente o desafio! Sua primeira corrida no estilo Ultra Trail. Foram 50km de corrida em trilhas pelas montanhas exóticas da Chapada Diamantina na cidade de Mucugê. A corrida em trilha é um tanto diferente da corrida em asfalto, é muito mais exigente com relação ao preparo físico global e técnico, terreno totalmente irregular, no caso da Chapada, muitas pedras, e a todo instante tem subidas e descidas e muitas surpresas do ambiente natural!

Péricles Maia é triatleta de montanha, compete na modalidade cross triathlon, que é o triathlon praticado em trilhas, e como desafio do ano resolveu enfrentar os melhores do Brasil na corrida de montanha. Sua estréia foi sensacional, um 9º Lugar geral na prova. Haviam atletas de nível internacional que estão entre os melhores no ranking mundial de corrida de montanha, e o jequieense representou com muita garra, fechando a prova em 6h6min.

"Correr 50km de montanha foi um desafio pessoal, um teste para minha mente e para minha preparação psicológica para os grandes desafios que estão por vir! Entrei na prova ciente do que tinha que fazer, mas sem saber como meu corpo reagiria após os 30km, maior distância que já tinha feito em treinos. Pra minha surpresa, me posicionei bem desde começo, chegando a estar entre os Top 3 da prova, levei entre os 6 primeiros até o km 21, mas não suportei o ritmo alucinante dos ponteiros. Contudo segurei a 9 colocação com muita garra, foi um teste mental, as pernas não respondiam mais nos últimos quilômetros e a mente teve que trabalhar muito bem num ímpeto de superação total! Grato a Deus pela força, aos amigos e familiares e as patrocinadores, Porto Ferramentas, SportCia, Grude Boards, Niner Bikes Brasil, Gnó Ney Centro Físico, JR Fitness Academia, Ace English Jequié e Seja Biker." Comenta o atleta.

A prova teve largada às 9h da manhã e tinha atletas completando a prova até as 20h. Teve a cobertura da Rede Globo para o Esporte Espetacular com a participação dos repórteres e atletas Carol Barcelos e Cleiton Conservani. Em breve a matéria sairá no programa!

Ascom Péricles Maia / Foto: Fabio Tavares