Pedro Neto fala sobre a Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia (AJHE).

02/04/2018

JN: Fale um pouco como funciona a Equoterapia, sobre a sua história e como surgiu a ideia de criar esse tipo de terapia em Jequié.

Pedro Neto: A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde e educação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais (ANDE, 2014). Como a Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos no âmbito físico e psíquico. É uma atividade que exige a participação do indivíduo como um todo, contribuindo assim para o desenvolvimento da força muscular, para o relaxamento, a conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, atuando também no âmbito comportamental e emocional do praticante. Segundo a ANDE (2014) a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda novas formas de Socialização, integração sensorial, autoestima e autoconfiança.

Em 2005 retornei a Jequié para ser o cuidador do meu Pai Djalma Pinheiro (in memória), que sempre trabalhou em atividades agropecuárias. Adquirir nesse mesmo ano um cavalo Mangalarga Machador com o nome de Querido de Deus. Em 2007 fiz a pós graduação em Brasília de Equoterapia na ANDE-BRAZIL, ao concluir o curso fundou-se a Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia. Começamos a nossa história com dois cavalos de carroça e os materiais básicos que comprei em Brasília, na ocasião eram dois profissionais Pedro Neto (Musicoterapeuta e Equoterapeuta) e Anderson Borges (Pedagogo).


JN: O serviço além de ser ofertado para crianças especiais está também disponível para as outras crianças? Existe limite de idade?

Pedro Neto: O serviço de equoterapia além de atender demandas de crianças (a partir dos 12 meses), adultos e idosos com necessidades especiais também existe o programa de Equitação Lúdica estimulando a psicomotricidade além da dedicação, persistência, superação, paciência e humildade. O principal objetivo da equitação lúdica é estimular o desenvolvimento das crianças, de acordo com suas características e habilidades.


JN: Em relação ao custeio do atendimento a criança, como funciona?

Pedro Neto: 60% do nosso publico é filantropia e 40% associados pagantes.

 

JN: No ano passado a Equoterapia de Jequié recebeu uma verba das Voluntárias Sociais da Bahia com intuito de ajudar na construção do Centro Interdisciplinar. Em que etapa está a obra? Fale um pouco mais sobre esse Centro.

Enviamos um Projeto para as Voluntárias Sociais da Bahia em nome da Primeira Dama Aline Peixoto, para a ampliação do nosso Centro e foi aprovada a construção do Centro Inderdisciplinar de Equoterapia no valor de R$: 716.000,00 (setecentos e dezesseis mil reais). Está na etapa final, porém como a verba vem de doações, estamos aguardando a última parte para conclusão dessa obra tão importante para Jequié e Região, muito em breve estaremos divulgando a data da inauguração. Nesse Centro teremos a possibilidade de atuar com uma equipe multidisciplinar contando com profissionais de diversas especialidades: fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, musicoterapeuta, pedagogo, psicóloga, assistente social e enfermeira.


JN: Para aqueles que quiserem conhecer um pouco mais a instituição como fazer?

Pedro Neto: A Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia (AJHE) foi fundada em 10 junho de 2007, inscrita no CNPJ sob n°. 08.978.429/0001-60, com sede no Parque de Exposições, é uma entidade filantrópica de caráter assistencial, que tem como objetivo o atendimento Equoterápico utilizando o cavalo como instrumento de saúde, educação e lazer para crianças e adolescentes.

LOCAL:

PARQUE DE EXPOSIÇÃO LUIZ BRAGA, 580. JEQUIEZINHO (ANTIGA GUARDA MUNICIPAL, ENTRADA PELA LATERAL SENTIDO CACHOEIRINHA)

DIAS DE ATENDIMENTO:

TERÇA-FEIRA: 08:00 AS 11:00 \\ 15:00 AS 18:00 HS

QUINTA- FEIRA: 08:00 AS 11:00 \\ 15:00 AS 18:00 HS

VENHA CONHECER NOSSO PROJETO, SEJA UM VOLUNTÁRIO