Médico Nutrólogo, Dr. Tasso Barberino, esclarece para nós sobre a Nutrologia e suas indicações.

14/06/2018

JN: A nutrologia é relativamente uma área nova para grande parte das pessoas. Fale um pouco sobre essa especialidade para aqueles que não a conhecem.

Dr. Tasso Barberino: Sim, embora a NUTROLOGIA já exista nas escolas médicas com o nome de Nutrição Clínica desde 1952, e foi reconhecida como Especialidade Médica desde 1978 pelo Conselho Federal de Medicina, é uma especialidade considerada nova, principalmente para as regiões Norte e Nordeste do país, onde houve um certo atraso na fixação desses especialistas. Como o único estado brasileiro formador de profissionais nesta especialidade é São Paulo, a região Sudeste tem o maior número de Nutrólogos no Brasil e também já a conhece há mais tempo em relação a outras regiões do país.

A Nutrologia é, portanto, uma especialidade médica, que estuda os nutrientes dos alimentos, suas funções no organismo; cuida da identificação, prevenção e tratamento das doenças causadas pela deficiência ou excesso de nutrientes, como a Desnutrição e a Obesidade; das doenças relacionadas com o comportamento alimentar, como a Anorexia e Bulimia Nervosas, e ainda o tratamento auxiliar para as doenças crônicas como Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Melitus, Osteoporose e nas deficiências hormonais.


JN: Existe alguma diferenciação dessa especialização em relação à área de Nutrição?

Dr. Tasso Barberino: Sim, existe. Muitas pessoas me perguntam qual seria a diferença entre Nutrólogo e o Nutricionista. O Nutrólogo é necessariamente um médico que se especializou em Nutrição Clínica, que terá o objeto de sua intervenção o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças nutricionais e daquelas doenças que influenciam ou sofrem influência da ingesta dos alimentos. O Nutricionista, por sua vez, é o profissional não-médico, graduado em Nutrição, que possui papel fundamental na prescrição de planos alimentares, e juntos (Nutrólogo e Nutricionista) atuam através da reeducação alimentar para melhor resultado para nossos pacientes.

Portanto, são dois profissionais distintos que trabalham em uma área comum, numa idéia de complementação multiprofissional para melhor resultado, assim como vemos no cuidado oferecido pelo Psiquiatra e Psicólogo para os pacientes que buscam Saúde Mental.

JN: Falando um pouco mais sobre dietas e reeducação alimentar, como essa especialidade poderia ajudar?

Dr. Tasso Barberino: A Nutrologia também trabalha como a reeducação alimentar, ajudando a identificar erros ou inadequações alimentares de cada paciente, assim como orienta mudanças dos hábitos, sugerindo a troca de grupo de alimentos, em alguns casos prescrevendo medicamentos necessários para ajudar aos pacientes nesse processo.


JN: Poderia citar de forma genérica alguns alimentos mais recomendados para serem consumidos como também os vilões do dia a dia?

Dr. Tasso Barberino: De forma geral, os alimentos ricos em fibras, devem ser consumidos diariamente, uma vez que atuam no equilíbrio da microflora intestinal, que são responsáveis por vários benefícios para a saúde, como o controle ideal de peso e composição corporal, diminuem os níveis de açúcar no sangue e regularizam o trânsito intestinal. A ingestão diária de fibras recomendada é de 25 gramas para as mulheres e 35 gramas para os homens. No entanto, a maioria das pessoas consome apenas cerca de metade das suas necessidades. Frutas como Pêra, Morango, Abacate, Banana e Maçã; Verduras como brócolis, couve e alcachofra; e Leguminosas como lentilha e grão de bico são boas fontes de fibras.

Considerando doenças muito prevalentes como as doenças metabólicas (Diabetes Melitus e Obesidade) e as Doenças cardio e cerebrovasculares, os alimentos vistos como vilões são principalmente aqueles ricos em carboidratos simples refinados que liberam açúcar rapidamente no organismo, como as massas refinadas, arroz branco; pães, biscoitos e macarrão, doces e alimentos industrializados que contém açúcar.

JN: Em relação à orientação esportiva seja para competição ou para o próprio bem estar, de que maneira a nutrologia poderá auxiliar?

Dr. Tasso Barberino: A Nutrologia esportiva atualmente é um ramo da Nutrologia que agrega também conhecimentos de educação física e fisiologia esportiva e, baseado nos princípios da alimentação saudável, oferece orientações sobre a alimentação, e investiga a necessidade de suplementação ergogênica em indivíduos que praticam atividades físicas de diversas modalidades e intensidades, como também para atletas profissionais em nível de competição.

Para a prática esportiva é fundamental que existam condições que previnam os riscos inerentes ao esporte e ao mesmo tempo condições possam contribuir para o melhor desempenho. A investigação das necessidades individuais é feita pelo Nutrólogo através da avaliação física, funcional, metabólica e hormonal de cada indivíduo buscando através da alimentação, e quando necessário da suplementação, evitar o desenvolvimento da fadiga muscular precoce, fornecendo o suporte correto e adequado de nutrientes de acordo com a demanda que cada modalidade esportiva.