Laboratório estadual em Jequié fará testes moleculares para covod-19; Bahia soma quatro locais de testagem. Clique e saiba mais

16/05/2020

Um novo laboratório público estadual para testagem molecular de Covid-19 começou a operar na sexta-feira (15), na cidade de Jequié, sul da Bahia. A unidade fica localizada dentro do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva.

O laboratório em Jequié se junta aos das cidades de Vitória da Conquista e Barreiras, que também iniciaram a testagem do tipo RT-PCR nesta semana. Ainda serão implantados laboratórios em Paulo Afonso e Porto Seguro.

O exame RT-PCR será através do Sistema Único de Saúde (SUS) quando se enquadrar em uma das cinco situações:

 

  • pacientes internados com suspeita de coronavírus;
  • pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG);
  • profissionais de saúde com síndrome gripal suspeitos de Covid-19 ou que tenham tido contato com casos confirmados da doença;
  • pacientes que foram a óbito com suspeita de Covid-19, cuja coleta não pôde ter sido realizada em vida;
  • indivíduos institucionalizados durante investigação de surtos da doença;

 

Segundo o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas , que esteve em Jequié, a unidade aberta na cidade vai poder realizar até 1.080 exames por mês, sendo referência para casos graves e óbitos da região.

Por outro lado, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os exames de rotina continuarão sendo encaminhandos para Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), em Salvador. Na capital baiana, a capacidade de análise é superior a mil amostras por dia.

Fonte: G1 Bahia