Itabuna é a cidade da Bahia com maior nº de casos ativos da Covid-19

03/11/2023

A cidade de Itabuna, no sul da Bahia, está com 113 casos ativos de Covid-19 e ocupa o primeiro lugar no estado em casos ativos da doença, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Apesar dos dados, a secretaria não detalhou se esse número de casos ativos é um cenário preocupante para um município tem 186.708 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Seguidos de Itabuna, os outros municípios com mais casos confirmados no estado, desde o início da pandemia, são Salvador, que atualmente conta com 65 casos ativos. Seguido de Feira de Santana, com 49 casos ativos de Covid-19, atualmente.

Entre os principais sintomas da doença estão: tosse seca, febre e cansaço, mas alguns pacientes podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em pessoas que já apresentam outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Itamaraju

Em Itamaraju, no extremo sul do estado, uma faculdade particular decidiu retomar o uso obrigatório de máscaras por estudantes e funcionários, a partir da próxima segunda-feira (5).

Segundo a direção da instituição, a medida preventiva foi adotada diante do aumento de casos de covid-19 na Bahia.

No entanto, no momento não há casos ativos da doença em itamaraju, de acordo com a Sesab.

G1