IFBA Jequié brilha no palco nacional e conquista a Huawei ICT Competition Brasil 2023-2024

14/03/2024

Em uma jornada emocionante que começou com um contratempo e culminou em um triunfo histórico, a equipe do IFBA Jequié sagrou-se a grande campeã da Etapa Nacional da Competição Huawei ICT 2023-2024, realizada nos dias 7 e 8 de março, no elegante Hilton São Paulo Morumbi, em São Paulo.

A aventura da equipe começou no dia 6 de março, quando um engarrafamento na estrada para o aeroporto de Vitória da Conquista ameaçou frustrar seus sonhos. Mas a perseverança dos estudantes Isis Menezes, Ian Alves e João Guilherme Gomes, do professor e orientador Givanildo Santos e do Diretor Geral Luciano Pestana, os impulsionou a superar obstáculos e chegar, em motocicletas, a tempo para o voo.

Estreante na competição, a equipe do IFBA Jequié superou as equipes de mais de 90 instituições de ensino técnico e superior da área de tecnologia, formadas por mais de mil estudantes de todo o Brasil, e dominou a Trilha Network, demonstrando expertise em conceitos e habilidades avançadas de redes de computadores. A conquista rendeu-lhes o primeiro lugar e o direito de representar o Brasil na fase latino-americana da competição, que acontecerá em 2 de abril, em local ainda a definir. As equipes melhor classificadas na fase latino-americana irão para a final global na China em maio.

O sucesso da instituição não se limitou aos estudantes. O professor Givanildo Santos foi homenageado com o título de Professor Destaque 2023, concedido a apenas dois professores em todo o país. Além disso, o IFBA Jequié foi reconhecido como a melhor ICT Academy do Brasil, recebendo um prêmio de R$ 20 mil.

Os resultados históricos da equipe do IFBA Jequié representam um marco para a instituição e para a educação tecnológica no Brasil. Eles demonstram o compromisso do IFBA Jequié com a excelência no ensino e na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O Diretor Geral do IFBA Jequié, Luciano Pestana, destaca a importância da conquista para a região e para o cenário mundial. "Os expressivos resultados obtidos pelo IFBA Jequié nesta e em outras competições demonstram a qualidade do trabalho realizado. Nossos estudantes, professores e técnicos-administrativos estão entre os melhores do Brasil e do mundo. O IFBA Jequié veio para ficar e ajudar a desenvolver a economia regional, colocando Jequié e região no cenário mundial, promovendo educação, ciência e tecnologia de qualidade", afirma Pestana.

Para o professor Givanildo Santos, a participação na competição foi uma experiência enriquecedora. "Foi uma experiência inexplicável", relata o professor. "A equipe do IFBA Jequié se dedicou muito e os resultados demonstram o potencial dos nossos estudantes. Estamos muito orgulhosos de representar o Brasil na fase latino-americana da competição", complementa.

Na viagem, a equipe do IFBA Jequié também teve a oportunidade de visitar o Centro de Distribuição e Logística (Warehouse) da Huawei em Sorocaba, totalmente automatizado, e o Ecosystem Innovation Technology Center (EITC) e o ICT Demo Room, ambos em São Paulo. Essas visitas proporcionaram aos estudantes um contato direto com as inovações tecnológicas mais recentes do mercado.

Com a conquista histórica na Etapa Nacional da Competição Huawei ICT 2023-2024, a equipe do IFBA Jequié se prepara para representar o Brasil na fase latino-americana com a expectativa de alcançar novos voos e colocar o país no topo do pódio no cenário global.

Essas conquistas servem como um farol para o futuro, prometendo trazer mais visibilidade, reconhecimento e investimentos na educação e na tecnologia na região, e serve como uma inspiração não apenas para a comunidade acadêmica do IFBA Jequié, mas para todas as instituições e indivíduos em todo o Brasil, reforçando a importância da persistência, inovação e excelência acadêmica no caminho para o sucesso.

IFBA Jequié