Engenharia Mecânica: Curso Superior já é realidade no IFBA Jequié

25/02/2019

Aos 42 anos, Ivan de Jesus Santos , recém formado técnico Subsequente em Eletromecânica pelo IFBA Campus Jequié na forma subsequente, resume o significado de fazer parte da primeira turma do curso de Engenharia Mecânica com linha de formação em Mecatrônica: "Quando apareceu a oportunidade de fazer engenharia mecânica no IFBA eu não pensei duas vezes. Agora, a expectativa é enorme, imensa. Temos que abrir mão de certas coisas, mas vai valer a pena! Já está valendo a pena, na verdade. Então, a expectativa é muito grande".


Os calouros de Engenharia Mecânica, primeiro curso superior do IFBA Campus Jequié, participaram da Aula Inaugural, realizada nesta sexta-feira, 22, no Auditório do Campus Jequié. "To feliz, uma sensação muito empolgante conquistar essa vaga tão disputada. Estudo aqui há quatro anos no curso técnico [Integrado em Eletromecânica] e agora vou prosseguir com o superior, espero poder aprender cada vez mais", projeta o estudante Anderson Arthur Mota Silva.

A Aula Inaugural apresentou a estrutura organizacional didática e os objetivos do curso, que tem duração de 5 anos. Na palestra "A multidisciplinaridade das engenharias e os desafios do mercado de trabalho", o Professor Doutor do campus Vitória da Conquista e Engenheiro Eletricista, Wilton Lacerda Silva, abordou os encantamentos e desafios das engenharias no presente e para o futuro. "A intenção foi mostrar como está o mercado de trabalho e como as engenharias se unem para conquistar esse novo mercado", resume.

O coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Rodrigo Bonfim, explica a importância da multidisciplinaridade proposta para o curso na formação do profissional mais adequado às novas exigências do mercado: "A multidisciplinaridade que vem desde a concepção do projeto do curso. É algo que o mercado quer e conta como um diferencial, e os nosso alunos vão ser treinados e preparados para lidar com isso. O futuro profissional vai precisar criar sua autonomia e isso começa desde os estudos".

"Com um novo curso, todos saem ganhando e eu fico muito feliz com isso. Um curso de engenharia, gratuito, e numa instituição de renome como o IFBA é de grande relevância para toda a região", comemora Maria Dulce da Conceição, representante do Núcleo Territorial de Educação 22.

Para o diretor geral do IFBA campus Jequié, Claudio Reynaldo Barbosa de Souza, a implantação de um curso superior no IFBA Jequié traz melhorias significativas à região. "E, no nosso caso, especificamente, um curso de engenharia mecânica com ênfase em mecatrônica faz com que o IFBA Jequié seja mais um vetor de desenvolvimento para a região. Pretendemos ter outras engenharias, assim como especializações, mestrados e doutorados aqui para a região".

Representando o reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, a pró-reitora de Ensino, Jaqueline Oliveira, confirmou que o Instituto vem elaborando estudos de viabilidade para a criação de outros cursos superiores no campus Jequié. "Já há o estudo para a implementação de mais dois cursos superiores [em Jequié]. Penso que em breve a gente possa ter o lançamento da engenharia da computação e também da engenharia de alimentos", prevê.

Ao fim da palestra, os novos estudantes de Engenharia Mecânica fizeram uma visita orientada às dependências do campus Jequié, conhecendo os espaços onde irão aprimorar seus conhecimentos, como áreas de estudos e laboratórios.

 

Ivan Bezerra
Jornalista - IFBA Campus Jequié