Dra. Clessya Rocha dá dicas de como cuidar da pele neste Verão.

25/01/2018

JN: Que cuidados as pessoas devem tomar com a pele na estação mais quente do ano?

Dra. Clessya Rocha: Sem dúvidas a ação mais relevante é uma exposição controlada ao Sol. O uso do protetor solar deve ser considerado por todo o ano. E no verão devem ser intensificados os cuidados como: uso de chapéus, óculos, ficar sob a sombra e uso de roupas com proteção UV, além de proteger a pele diminui as chances de interferir na imunidade. Notem que as crianças adoecem comumente após praia e piscina.

 

JN: Hoje em dia é comum a utilização de blusas de mangas longas para se protegerem do Sol, tanto para adultos quanto para crianças. Elas são realmente eficazes?

Dra. Clessya Rocha: Sim! As roupas com proteção UV são feitas com moléculas de dióxido de titânio em sua tecelagem fazendo com que esses tecidos reflitam a radiação solar. Isso é de extrema importância, pois essa radiação além de bronzear predispõe a lesões pré-cancerígenas e ao câncer de pele, também interfere na imunidade sistêmica. Por isso é muito comum as crianças adoecerem após exposição solar. Ideal que sejam roupas com FPU (fator de proteção ultravioleta) a partir de 40.

 

JN: Quais são as principais doenças causadas no Verão?

Dra. Clessya Rocha: Larva migrans, herpes labial, acne e tinea corporal (micose) e dermatite de berloque.

 

JN: Para quem vai se alimentar exposto ao Sol, o limão é um grande vilão. Pode falar um pouco mais sobre esse tipo de assadura e outras que podem acontecer?

Dra. Clessya Rocha: Quando manuseamos frutas cítricas como limão e em seguida nos expomos ao sol fazemos uma reação de fotoxicidade gerando uma reação inflamatória e manchas chamadas de dermatites de berloque. Geralmente acontece em até 24 horas da exposição solar. É fundamental evitar o manuseio ou sempre que fizer uso de limão lavar as mãos. Atenção com os picolés e sucos! Podem fazer manchas ao redor dos lábios. 

 

JN: Sobre a questão do fator de proteção do filtro solar, como entender qual é o número correto para cada pessoa?

Dra. Clessya Rocha: Fazendo uso da quantidade adequada de filtro solar, deve-se dar preferência a partir de FPS 15. Claro que quanto maior o FPS melhor. Porém, as diferenças de proteção são muito pequenas e os preços são elevados. Mas, o que considero mais relevante para utilização na face é o uso de protetor solar tinto, com base. Os que apresentam óxido de ferro em sua concentração são ideais para proteção contra a luz visível e infravermelha, mas envelhecem e causam manchas. Para saber mais informações adequadas para o melhor protetor para sua pele converse com seu dermatologista, ele saberá te indicar o melhor protetor para sua pele!