Crimes contra a vida caem pelo segundo ano seguido em Jequié. Clique e saiba mais

31/01/2020

Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – caíram, pelo segundo ano consecutivo, e atingiram a meta de menos 28,8%, na cidade de Jequié, região Sudoeste da Bahia. As reduções foram registradas em 2018 e 2019.


Em 2019, se comparado ao ano anterior, entre os meses de janeiro a dezembro foram registradas 32 ocorrências, sendo 13 vidas preservadas através das ações policiais. Se comparado com o ano de 2017, a redução foi ainda mais acentuada (- 61%).


O titular do 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Jequié), delegado Cristiano Mangueira, listou as principais ações que fizeram o município ultrapassar a meta de redução de 6% prevista pela Secretaria da Segurança Pública. “Realizamos 15 operações só em 2019 e já completamos, no último dia 25 de janeiro, um mês sem registro de homicídio”, contou.


Para o policial civil a disputa pelo comércio ilegal de entorpecentes leva aos crimes contra a vida. “Cerca de 90% dos homicídios está diretamente ligado ao tráfico de drogas. Nosso trabalho combateu as organizações, identificou e prendeu os líderes, contendo essa disputa”, contou.


De acordo com o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Jequié), tenente-coronel Itamar Gondim Bandeira, a retirada de criminosos de circulação, aumento das viaturas em horários específicos, a ampliação de operações e ações em pontos de venda de drogas e a implementação da ronda rural colaboram para o alcance dos números positivos. “Intensificamos o patrulhamento e colocamos mais viaturas nas ruas entre as 19 horas e a meia-noite”, contou o oficial.

 

Fonte: Governo do estado BA