Bahia tem 240 vagas previstas para o Programa Mais Médicos. Jequié é considerada área vulnerável e é um dos municípios com o maior número de vagas previstas.

27/05/2019

A Bahia tem 240 vagas previstas para o Programa Mais Médicos, conforme lista divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (27). Salvador não está entre as cidades prioritárias para preenchimento. Itaberaba e Jequié, ambos considerados áreas vulneráveis, são os municípios com o maior número de vagas previstas, com 7 e 6, respectivamente.

No estado, 146 vagas são destinadas a 98 municípios em situação de extrema pobreza; 60 vagas para 32 municípios considerados áreas vulneráveis; 27 vagas para sete municípios incluídos no grupo dos cem (G100) com mais de 80 mil habitantes e alta vulnerabilidade social; seis vagas para três municípios que fazem parte do Grupo I do Piso de Atenção Básica (PAB); e uma vaga para um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (27) e vão até a próxima quarta-feira (29). São oferecidas, no total, 2.212 vagas para o atendimento na atenção primária à saúde em cerca de 1.185 municípios e 13 DSEIs. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet.

Profissionais brasileiros

A prioridade no preenchimento das vagas será para médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina do Brasil. Os candidatos inscritos devem acessar o sistema do Mais Médicos na internet entre os dias 6 e 7 de junho para indicar o local onde querem trabalhar dentre as vagas disponíveis.

A expectativa do Ministério da Saúde é que os médicos comecem a atender em junho. De acordo com a pasta, essa nova etapa do programa deve reforçar a assistência na atenção primária a mais de 6 milhões de pessoas que vivem nas áreas mais vulneráveis do país.

No caso de vagas remanescentes dessa primeira etapa, será feito um chamamento público aos brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior.

Desta vez, toda a documentação deverá ser enviada pela internet já no ato de inscrição. A mudança fará com que apenas profissionais já habilitados participem do chamamento público, otimizando tempo e recurso.

No mesmo período de inscrição, os gestores locais também deverão confirmar o número de médicos que precisam para o atendimento nas respectivas unidades de saúde. O resultado com o número final de vagas destinadas aos municípios que receberão os profissionais será publicado no dia 4 de junho.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Bahia.Ba